Blog do Dr. Alexandre Faisal

18/02/2009

Camisinha atrapalha o prazer sexual?

 Muitas pessoas não usam camisinha porque dizem que ela atrapalha o prazer sexual.

Você acha que a camisinha atrapalha o prazer sexual?    Vote

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

 

   

Sexo com camisinha atrapalha o prazer. Quem já não ouviu esta reclamação de um ou até mesmo dos dois amantes. Pois bem, eles não estão mentindo, ou melhor, estão falando o que sentem. No entanto, podem não estar falando a verdade. Um estudo com 80 mulheres e 35 homens universitários da Califórnia, com idade média de 22 anos, que tiveram sexo vaginal nos últimos 3 meses procurou analisar o impacto no prazer sexual do uso da camisinha. Ambos, homens e mulheres, afirmaram que a relação sexual sem camisinha é mais prazerosa, mas para os homens isto era mais evidente. No entanto, os pesquisadores constataram uma interessante associação. Homens que reclamaram mais do prejuízo no prazer decorrente do uso da camisinha usaram com menos freqüência a camisinha, na comparação com homens que consideraram que a camisinha causava um prejuízo menor. O mesmo tipo de comportamento foi observado para as mulheres que não aceitavam bem a camisinha. Resumo da história, a camisinha reduz o prazer, para aqueles e aquelas, que já não estão mesmo dispostos a usá-la. Portanto, se o parceiro é novo e você acha importante se proteger, melhor do que perguntar o que o seu príncipe encantado acha da camisinha é investigar se ele a usa regularmente. Aqui, uma mentira é uma mentira, e não uma meia-verdade. (Randolph et al, Arch Sex Behav 2007)

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 11h30

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico