Blog do Dr. Alexandre Faisal

03/04/2009

Por que as mulheres esquecem as pílulas anticoncepcionais?

Apesar de ser o método anticoncepcional mais utilizado, muitas mulheres esquecem de tomar a pílula

Você sabe quais são as razões deste esquecimento? Vote 

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

Outro dia nos cometamos um estudo americano sobre a regularidade no uso de pílulas anticoncepcionais. O resultado surpreendente e preocupante é que apenas 30% das mulheres não esqueceram de tomar nenhuma das pílulas do mês. Então vale a pena escutar o que as demais 70% das mulheres têm a dizer como causas do esquecimento.  Principalmente, se o argumento delas servir para entender as mulheres brasileiras que também esquecem suas pílulas. Neste estudo, levando em conta a freqüência, as causas mais importantes foram: estar longe de casa, esquecimento puro e simples e não ter uma nova cartela ao término da cartela atual. Também foram mencionadas as seguintes causas: as mulheres simplesmente se atrasaram para usar a pílula, viagem e pressões no trabalho ou na atividade escolar. Muito interessante é que problemas de saúde como náuseas e vômitos, tão temidos pelas mulheres que vão iniciar este tipo de método, não foram causas relevantes do esquecimento. Menos de 3% das mulheres reclamaram de problemas médicos com o uso de pílulas. Bem diferente da crença dominante sobre os efeitos colaterais dos contraceptivos hormonais. De fato, é uma paulada na idéia de que pílulas fazem mal e um alerta para as mulheres esquecidas: são as mulheres que esquecem as pílulas e não as pílulas que merecem ser esquecidas. (Journal of Midwifery & Women’s Health 2005)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 17h32

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico