Blog do Dr. Alexandre Faisal

13/04/2009

Por que algumas adolescentes adiam o início da vida sexual?

O início da vida sexual é uma decisão muito importante para a mulher, principalmente, se ela está na adolescência

Quais são os motivos que levam a adolescente a adiar o começo da vida sexua?  Vote 

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

Compreender porque algumas adolescentes iniciam a vida sexual, enquanto outras optam por retardar este começo é uma tarefa que interessa tanto aos pesquisadores quanto aos pais. Às vezes, mais aos pais, que vivenciam diretamente o problema, do que aos pesquisadores. Um estudo realizado em Nova York procurou analisar o conteúdo das entrevistas com 24 adolescentes, na grande maioria meninas, com idade entre 14 e 19 anos que optaram pela abstinência sexual. E os resultados são muito interessantes. Segundo eles, é possível observar 4 tipos de discursos ou temas para justificar o adiamento do início da vida sexual. São eles: auto respeito, ao dizerem “eu tenho valor, não sou qualquer uma”; segundo, o impacto da decisão para a própria mãe, ao falarem “minha mãe me falou para pensar bem antes de deixar acontecer”; terceiro, a influência dos meninos e outros colegas já que “meninos serão sempre meninos” e finalmente, as conseqüências negativas do sexo, representadas na frase “cuidado, você pode se dar mal”. Estes dados têm óbvias implicações para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da abstinência sexual entre jovens Também, são úteis, por exemplo, para programas preventivos para doenças sexualmente transmissíveis e gestações não planejadas. Numa época em que tudo incita a prática sexual é no mínimo interessante entender porque nem todas as adolescentes entram na mesma canoa, que, muitas vezes, infelizmente, está furada. (Morrison-Beedy et al,  J Obstet Gynecol Neonatal Nurs 2008)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 19h55

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico