Blog do Dr. Alexandre Faisal

29/04/2009

Contracepção e idade ideal para engravidar

 Engravidar após os 35 anos é uma opção de muitas mulheres modernas. Será que elas conhecem os riscos desta decisão?

 Você engravidaria pela primeira vez após os 35 anos?  Clique aqui para votar 

 Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

  

O que passa na cabeça de uma mulher com mais de 33 anos, sem filhos, usuária de método anticoncepcional quanto ao seu futuro reprodutivo?. Estará ela ciente do declínio da fertilidade com o passar dos anos?. Questões oportunas respondidas numa pesquisa com 234 mulheres escocesas e inglesas que freqüentavam clínicas de planejamento familiar. A idade média das participantes foi de 39 anos, sendo que 60% delas utilizavam métodos hormonais. Os autores compararam 2 grupos de mulheres: as mulheres que, seguramente, não engravidariam, com as que queriam filhos. Neste grupo, dois resultados observados são muito interessantes: cerca de 70% destas mulheres estavam preocupadas com suas capacidades reprodutivas e fertilidade, no futuro, e a grande maioria considerava que o momento ideal para a gravidez era aos 35 anos ou menos. Ou seja, a idade ideal já tinha ficado para trás. O segundo dado, que ajuda a explicar uma pouco os porquês é que muitas delas culpavam o relacionamento com o parceiro: ele não quer filhos, é muito cedo ainda, etc, etc. Os pesquisadores concluem que quando a questão é uso de contraceptivo em mulheres mais velhas e sem filhos, os médicos não tem muito o que oferecer além de orientação e discussão das vantagens e desvantagens das diferentes opções. Ao que parece, para os médicos, ginecologistas, prescrever ou suspender um método é fácil. Mas ajudar a mulher encontrar um parceiro é bem, bem mais difícil. (Contraception 2009;79;98-104)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 00h51

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico