Blog do Dr. Alexandre Faisal

14/05/2009

Cuidados pré-natais: menos crianças "problemáticas"

Dificuldade de aprendizado e problemas de comportamento dos filhos pequenos são preocupações dos pais

Você acha que os cuidados no pré-natal tem alguma relação com estes tipos de problemas?  Clique aqui para votar 

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

Pais e educadores se preocupam com a capacidade de aprendizado e com o comportamento de seus filhos e alunos. E algumas crianças realmente têm dificuldades e dão muito, muito, trabalho. Identificar estas crianças e os diversos fatores de risco associados aos problemas do desenvolvimento infantil é uma tarefa não muito simples, mas fundamental. Um estudo realizado no Canadá trata desta questão. Os pesquisadores recrutaram mães acompanhadas desde o pré-natal até o 3º ano de vida de seus filhos por meio de entrevistas telefônicas. Um questionário sobre o desenvolvimento da criança de acordo com a avaliação dos pais foi usado para classificar as crianças que tinham ou não problema de aprendizado e comportamento. Das quase 800 crianças avaliadas, 11% foram consideradas como “problemáticas”. E provavelmente eram mesmo, já que cerca de 50% delas já havia sido encaminhada para uma avaliação psicológica mais detalhada. Mais importante ainda, o estudo mostra os fatores de risco para problemas de aprendizado e de comportamento: ter nascido prematuramente, ser menino, ter tido uma infecção de ouvido, baixo nível socioeconômico e ter a própria mãe com história de abuso e problemas emocionais. Crianças com estas características tinham grandes chances de apresentarem problemas de desenvolvimento aos 3 anos de idade. A sugestão dos autores é bem clara: investir nos cuidados maternos antes e durante a gravidez pode ser uma excelente estratégia para prevenir as dificuldades educacionais e comportamentais infantis. É muito engraçadinho uma criança de 3 anos, bagunceira, rebelde e que não tem grande afinidade com os estudos. Desde que ela seja, o filho dos outros.(Tough et al. BMC Pregnancy & Childbirth 2008)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 19h21

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico