Blog do Dr. Alexandre Faisal

28/05/2009

Vasectomia e risco de câncer de próstata

A vasectomia é ótima escolha de anticoncepção para alguns casais. Mas muitos homens temem os riscos da cirurgia

Você acha que os homens aceitam bem a vasectomia ?  Clique aqui para votar 

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

Alguns homens vão torcer o nariz para esta novidade que vem do outro lado do mundo. Uma pesquisa realizada na China, Nepal e Coréia sugere que a vasectomia não tem efeito significativo no surgimento do câncer de próstata. O estudo avaliou 294 homens com menos de 75 anos que se submeterem ao procedimento, comparando-os com 879 homens, da mesma idade e região geográfica. Conclusão: a vasectomia não representa risco adicional no aparecimento do tão temido câncer de próstata. Mais ainda, nem a idade do homem, nem o intervalo de tempo desde o momento da realização da vasectomia tiveram impacto significativo no risco de câncer de próstata. O resultado da pesquisa, felizmente realizada em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, esclarece alguns aspectos deste tipo de câncer masculino que pode ser prevenido e tratado oportunamente com excelentes resultados. E é um resultado promissor já que a vasectomia é um interessante método de contracepção para alguns casais. Na comparação, por exemplo, com a laqueadura tubária, na mulher, é, indiscutivelmente, um procedimento mais rápido, mais seguro e mais econômico. O problema, como muitas mulheres sabem, é mudar a cabeça dos seus parceiros e maridos, em relação à vasectomia. Como elas mesmas se queixam, na hora de planejar a cirurgia, ou eles dizem sim, mas isto quer dizer talvez, ou eles dizem talvez, e isto quer dizer não.  (Farley et al. Contraception 2009)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 22h34

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico