Blog do Dr. Alexandre Faisal

10/06/2009

Dinheiro não traz felicidade?

Muitas pessoas vivem para acumular dinheiro e bens materiais, mas nem sempre estão felizes.

Na sua opinião qual é o impacto do dinheiro na vida das pessoas?  Clique aqui para votar  

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

Dinheiro não traz felicidade, manda buscar. O ditado popular conhecido por todos está com os dias contados. Ou pelo menos precisará ser reformulado. Dinheiro manda buscar felicidade, mas torna as pessoas auto-suficientes, independentes e pouco propensas de se relacionarem com os outros. Isto é o que mostra uma interessante pesquisa publicada na Revista Science. Os participantes foram convidados a realizar 9 tipos de tarefas nas quais era possível contar, de algum modo, com a ajuda de terceiros. Dois grupos foram constituídos: um grupo se defrontou com a idéia de dinheiro e o outro não. Diferentes critérios foram utilizados para compará-los, como por exemplo, o tempo gasto na ajuda do parceiro na solução de uma das tarefas. O surpreendente resultado mostrou que a idéia de dinheiro tornava as pessoas auto-suficientes. E isto alterava seu comportamento, levando-as a pedir menos ajuda, a se divertirem e trabalharem sozinhas e a colocarem maior distância entre elas e as outras pessoas. Em outras palavras, o experimento sugere o que muitos desconfiam: o dinheiro aumenta o individualismo, e diminui os laços afetivos com amigos e familiares. No entanto, as mulheres modernas que prezam seus passeios ao Shopping e suas comprinhas não precisam ficar preocupadas. As pesquisas envolvendo o impacto psicológico do dinheiro estão apenas engatinhando. Até lá boas compras. Sem esquecer dos amigos e familiares. (Vohs et al. Science, 2006)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 12h10

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico