Blog do Dr. Alexandre Faisal

08/07/2009

Psicoterapia de longo prazo funciona?

Muitas pessoas criticam abertamente a psicoterapia de longo prazo dizendo que é perda de tempo e de dinheiro

Você acha que este tipo de psicoterapia é eficaz ?  Clique aqui para votar  

Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

 

 

Psicoterapia de longa duração costuma suscitar polêmica. Algumas pessoas são fãs de carteirinha. Elas consideram que a terapia as ajuda a se conhecerem melhor e enfrentarem os conflitos com mais tranqüilidade. Outras acham uma perda de tempo e dinheiro. Que a terapia é sim, muito boa, mas para o terapeuta que ganha a vida escutando maluquices enquanto dá suas cochiladas. Pois bem, um estudo publicado no Journal American Medical Association, o JAMA, vai acabar ou, pelo menos, minimizar a disputa, em favor da psicoterapia psicodinâmica de longo prazo. Na verdade, trata-se de uma metanálise, que é uma revisão de vários estudos. No caso, 23 pesquisas sobre psicoterapias de pelo menos 1 ano de duração ou 50 sessões, que juntas incluíram pessoas com diversos diagnósticos, principalmente de transtornos de humor e de personalidade. O fato positivo é que na comparação entre pacientes com e sem terapia, os pacientes em tratamento apresentaram melhores resultados. Em outros termos, pacientes tratados com psicoterapia apresentaram uma melhora significativa dos sintomas psiquiátricos e do desempenho social. A metanálise demonstra claramente a eficácia do tratamento para um grupo de paciente em que intervenções de curto prazo, muitas vezes, não funcionam. Apesar de a revisão ter sido feita com poucos estudos e pacientes, as conclusões são motivas de esperança para as pessoas que estão em busca de ajuda para seus conflitos e dificuldades psicológicas e um basta para alguns exagerados críticos da psicoterapia de longa duração. Quem sabe para estes, a melhor indicação seja, justamente, a psicoterapia de longa duração. Porque tem coisas que só Freud explica, mas a que, agora, a medicina confirma. (Leichsenring & Rabung, 2008. JAMA)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 00h42

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico