Dieta para prevenção do câncer: mais dúvidas do que certezas

Neste segundo post, vamos discutir o impacto da dieta na prevenção do câncer. Infelizmente, as evidências científicas são ao mesmo tempo escassas e conflitantes.
Qual a sua opinão sobre o ditado popular "o que não mata, engorda"?
Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra
Outro dia nós comentamos uma recente publicação da revista “Nature” sobre as pesquisas na área da prevenção do câncer e enfatizamos as recomendações da OMS para esta finalidade: parar de fumar, o alcoolismo, evitar exposição excessiva a luz solar, evitar o sobrepeso, ter uma dieta balanceada, evitar contato com a poluição urbana, tratar as doenças sexualmente transmissíveis, em particular o HPV e fazer dieta equilibrada. Isto mesmo, uma das recomendações é dieta balanceada, rica em vegetais e fibras. Mas aí, o autor levanta dois problemas. O primeiro é que a porcentagem de pessoas que comem cinco porções de frutas e verduras por dia, o indicado pela OMS, é desapontador. Pelo contrario, até 5% dos americanos comem uma porção diária ou menos, ou seja, nenhuma fruta ou vegetal.
O segundo e mais preocupante é que os estudos científicos têm apresentado resultados conflitantes. Os chamados Ensaios Clínicos Randomizados, tipo de pesquisa em que grupos de indivíduos semelhantes, são submetidos a um tipo de dieta ou não, e são monitorados ao longo dos anos para surgimento do câncer, são escassos e raros. E quando eles existem, os resultados decepcionam. Para ficar apenas num exemplo, mudança no padrão de dieta não melhora o propósito de mulheres que tinham câncer de mama em fase inicial.
Uma explicação é que estudos sobre nutrição e câncer são complexos, caros e demandam controle de muitas variáveis, tão ou mais importantes para o surgimento do câncer como, por exemplo, o tabagismo e uso do álcool. E fica difícil acreditar que um tipo de fruta vegetal ou fibra, seja ela graviola, granola, chuchu ou linhaça, pode ter isoladamente este poder mágico de prevenir o câncer. Sorte de quem não gosta de nenhuma delas. E para quem não se preocupa com isto e é fã de dieta farta e desbalanceada, com muita cerveja e costelinha de porco, resta, pelo menos, uma advertência: "o que não mata, engorda". (Bode & Dong, 2009. Nature Reviews)
Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 13h03
- [ comente ]
- [ envie esta mensagem ]
- [ link ]
Em 2030, cerca de 12 milhões de pessoas morrerão de câncer no mundo. Admite-se que 40% destas mortes poderiam ser evitadas. Vale a pena saber como, neste e no próximo texto. 