Blog do Dr. Alexandre Faisal

24/04/2010

Engravidar sem planejar ?

  Engravidar sem planejar pode ser um problema complicado para muitas mulheres. Um estudo americano avalia o que fazem (e deixam de fazer) mulheres em idade reprodutiva

  Você acha que a maioria das mulheres realmente adota medidas efetivas para não engravidar?.   Clique   aqui para   votar 

  Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

  

 

    

 

          Gravidez sem planejamento é um sério problema na vida da mulher, que se vê obrigada a adiar planos, assumir compromissos e relacionamentos que não estavam bem definidos e enfrentar uma situação que poderia ter sido evitada. Mas apesar disso muitas mulheres engravidam sem querer. Um estudo americano procurou avaliar os comportamentos de mais de 55 mil mulheres em idade fértil que não desejavam gravidez. E os comportamentos delas são, no mínimo, preocupantes.

          Para começar 1/3 delas foi considerada de risco para gravidez indesejada, pois não usavam nenhum método apesar de terem vida sexual ativa. É muita gente sob risco. Na comparação com as mulheres que usavam algum método, as mulheres do grupo de risco tinham maior chance de serem obesas, fumantes e de não se exercitarem. No âmbito das doenças sexualmente transmissíveis mais más notícias. A chance desta mulher vira a realizar um exame para pesquisa do papiloma vírus e do vírus HIV foi, respectivamente, 60% e 20%, menor, na comparação com o grupo de baixo risco.

          Uma das conclusões das autoras do estudo é que as mulheres sob risco de gravidez não programada “não estão escutando, entendendo ou aderindo às recomendações de saúde”. Diversos motivos levam algumas mulheres a se comportarem assim, variando de falta de informação ao acaso. Mas para a mulher é fundamental pensar nisso antes e não depois da gravidez.

          Não é a toa que engravidar combina com planejar.(Xaverius et al. Womens Health Issues 2009;19:306-12.)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 18h59

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico