Blog do Dr. Alexandre Faisal

06/05/2010

Por que as pessoas abandonam "as dietas"?

  Manter o peso por meio de dieta é saudável ainda que não seja muito fácil. E muitas pessoas, principalmente mulheres, sofrem com a manutenção da "dieta". Um estudo qualitativo inglês explica porque isso ocorre  

 Para você, quão difícil é iniciar e manter uma dieta para perder peso?.   Clique   aqui para   votar 

 Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

  

  

  

 

          Fazer ou estar sob dieta faz parte do estilo de vida saudável das pessoas. No entanto, começar ou mesmo manter uma dieta é difícil. Às vezes, muito difícil. Obesos que o digam; mesmo sabendo que a obesidade está associada diretamente as doenças cardio-vasculares, diabetes e, indiretamente, a certos tipos de câncer.

          Entender como as pessoas mudam seus hábitos alimentares e quais fatores facilitam este processo foram os objetivos de um estudo qualitativo do Reino Unido. Para isso o discurso de 20 participantes, sendo metade constituída por mulheres foi analisado em profundidade. Vamos às conclusões.

          As mudanças de padrões alimentares ocorrem de maneira ativa e passiva por meio de diferentes. As mudanças relacionadas à via ativa parecem ocorrer quando o bem-estar e a auto-imagem do indivíduo está ameaçada em função de várias evidências preocupantes. Aí ele se mexe para perder peso e recuperar a forma física e equilíbrio psicológico. A via passiva, denominada sem sentido bem definido ou imposta por condições externas, como o tipo de dieta no trabalho ou de outro país, acontecem gradualmente ao longo da vida, em geral, de modo inconsciente. De qualquer modo elas não são fonte de ameaça para o indivíduo.

           As autoras da pesquisa concluem que mudanças de hábitos alimentares não são tão infreqüentes e complicadas como alguns querem acreditar. Muita gente deve estar pensando: que bom né?. Então é só torcer ativamente para que a mudança de dieta aconteça passivamente. Não sei se isso vai funcionar  (Chapman & Odgen. How do people change their diet?. J Health Psychology 2009;14(8):1229-1242.)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 12h20

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico