Blog do Dr. Alexandre Faisal

01/07/2010

Época da menopausa e nível educacional

   Saber quando a mulher entrará no climatério é assunto que interessa às mulheres. Aceita-se que a época da menopausa é determinada por diversos fatores. Um estudo revela se o nível educacional influencia a chegada da menopausa

 Você acha que o nível de escolaridade influencia a época da menopausa? .   Clique   aqui para   votar 

  Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

  

  

  

   

 

         O tema desta pesquisa é relevante para as mulheres que se preocupam com a menopausa, ou melhor dizendo, com que idade ela vai ocorrer. E nós estamos falando de menopausa natural, que é definida como ausência de regras pelo período de 12 meses, não relacionada a tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Pois bem, pesquisadores brasileiros fizeram uma revisão da literatura sobre a relação entre grau de escolaridade e idade da menopausa.

          Eles analisaram 25 artigos afins para concluir que as evidências científicas atuais são inconclusivas. Isso mesmo: inconclusivas.  De fato, 75% dos artigos mostraram uma associação fraca entre menor nível educacional e menopausa mais precoce, mas na maioria dos casos estes estudos apresentavam problemas metodológicos. Entre eles, a falta de controle da influência do tabagismo e uso de álcool. Outros fatores que se associam a época da menopausa são: obesidade, número de partos, padrões de ciclos menstruais, uso de contraceptivos e até exposição a pesticidas. Mas o peso de cada fator varia de mulher para mulher e a questão continua sem resposta. Mas novas pesquisas são aguardadas já que problemas com osteoporose e doenças cardio-vasculares estão associadas à menopausa precoce. Isso sem contar os sintomas que podem surgir nessa fase da vida e que muitas vezes atrapalham bastante a mulher.

          Mas para quem quer uma dica sobre a possível data menopausa, vale lembrar que pesquisas indicam que este fato é determinado geneticamente em 50% dos casos. Nesse caso, esqueça o palpite do médico e pergunte para sua avó, mãe e tias, quando elas pararam de menstruar. (Canavez et al. The association between educational level and age at the menopause: a systematic review. Arch Gynecol Obstet 2009)   

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 13h44

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico