Blog do Dr. Alexandre Faisal

26/08/2010

TPM ou alteração do humor?

    O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é uma forma grave da Síndrome Pré-Menstrual. Um estudo nacional discute a relação entre esta forma de TPM e as alterações do humor. 

 Na sua opinião qual é o principal fator causador da TPM?.  Clique aqui para votar

  Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

   

   

  

    

  

          Você já ouviu falar em transtorno disfórico pré-menstrual ou TDPM?. Possivelmente já e talvez sofra com ele, que é uma variante mais grave da síndrome pré-menstrual. Alguns estudos indicam que 3% das mulheres têm o problema. Nesta forma há intensa oscilação do humor que perturbada os afazeres cotidianos e interfere na qualidade de vida das mulheres em idade reprodutiva. Não se sabe exatamente o que causa o problema, mas admite-se a influência dos fatores hormonais, familiares, ambientais e socioculturais. Em alguns casos a mulher não apresenta sintomas físicos, mas apenas as queixas psicológicas.

       Pois bem, um estudo nacional procurou identificar as principais repercussões físicas e emocionais causadas pela TDPM entre universitárias do curso de Fisioterapia. Para isso 259 universitárias responderam vários questionários Resultado: 6.5 % delas tinham a forma grave da TPM e muitas apresentavam queixas físicas e emocionais. Dois detalhes da pesquisa chamam a atenção: o primeiro é que, apesar de muito comuns, os sintomas físicos não interferiam com as atividades cotidianas. O segundo é que os pesquisadores observaram importante associação entre os sintomas depressivos e este tipo de transtorno pré-menstrual. Isso está de acordo com a hipótese de que TDPM é a expressão clínica do transtorno de humor.

          Em outras palavras, os quadros disfóricos pré-menstruais representam uma sequela de um episódio depressivo anterior ou, alternativamente, uma forma precursora de um episódio depressivo que mais tarde irá se desenvolver. Tudo isso agravado ou facilitado pelas alterações hormonais próprias desta fase do ciclo. Não se trata portanto, apenas de uma questão hormonal, mas sim de uma vulnerabilidade psíquica que se agrava nesta época. Com a palavra as mulheres, principalmente aquelas  que sofrem muito com o período pré-menstrual.  (Carvalho et al. Repercussões do transtorno disfórico pré-menstrual entre universitárias Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2):105-111)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 17h31

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico