Blog do Dr. Alexandre Faisal

14/04/2011

Mais rugas em mulheres brancas menopausadas

          

   Muitas mulheres se apavoram com o surgimento das rugas faciais. Mais ainda se elas passaram pela menopausa. Um estudo americano avalia a associação da idade, etnia e estado menopausal com as rugas femininas

   Você se preocupa com o aparecimento das rugas ? Clique aqui para votar 

   Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

      

   

   

    

    

          Rugas assustam as mulheres. Muitas, na meia idade, se olham frequentemente, no espelho em busca dos sinais do envelhecimento. Mas além da idade, o estado menopausal é também um fator importante no aparecimento das rugas. Um estudo americano procurou avaliar o papel da idade, da raça e época da menopausa em relação à presença de rugas faciais e no pescoço, além da rigidez da pele. Foram incluídas na avaliação 21 mulheres negras, 65 brancas, além de 16 mulheres de outras etnias.  Vejamos o que os autores têm a dizer.

         Rugas faciais foram significativamente menores entre as mulheres negras do que entre todas as outras participantes do estudo, em todos os locais avaliados, exceto na região do pescoço. Houve também uma associação positiva entre idade e maior pontuação no escore que avaliou a presença de rugas, sendo este efeito mais evidente entre as mulheres brancas. Quanto à rigidez da pele um dado muito interessante. A rigidez da pele, em geral, e, na testa, em particular, se associou significativamente com o tempo de menopausa, principalmente na mulher de etnia branca.  Para os autores, na comparação com as rugas, a rigidez da pele foi mais sensível ao estado hormonal, isto é, o tempo de menopausa e não com a idade cronológica.

        Em resumo, os dados da pesquisa ajudam a lembrar do conhecido ditado “Black is beautiful”, mas nos permitem esquecer que o tempo passa para todo mundo.  (Wolf et al. Skin wrinkles and rigidity in early postmenopausalwomen vary by race/ethnicity: baseline characteristics of the skin ancillary study of the KEEPS trial. Fertility & Sterility 95, (2):658-662.e3, 2011)

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 13h27

11/04/2011

Bate papo com os leitores

                                                                  

      Os problemas que afligem as mulheres, tais como queixas sexuais, TPM, infertilidade, depressão, entre outros, farão parte do bate-papo com os autores do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre o ginecologista e o psicanalista". Por ocasião do lançamento da segunda edição impressa e da versão digital, eu, Alexandre Faisal,  e meu colega psicanalista Rubens Volich estamos esperando por você .

       Local: Livraria Saraiva - Shopping Morumbi

       Horário: 19:30 às 21:00 hs.      

      

 

 

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 23h02

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico