Blog do Dr. Alexandre Faisal

09/02/2012

Tratamento holístico diminui ansiedade na gravidez

      Redução do estresse na gravidez é importante para mãe e bebê. Uma revisão de ensaios clínicos avalia se as  terapias holísticas, do tipo mente - corpo, funcionam nestes casos

     Você se submeteria à uma terapia do tipo mente-corpo para reduzir o estresse ?  Clique aqui para votar 


       Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra

   

 

             Vamos imaginar o seguinte cenário. Você está gestante e está se sentindo meio estressada. Precoupada com o bebê, os sintomas e todos os outros afazeres do dia a dia. Será que resolve se submeter a um tratamento holístico, baseado na interação mente-corpo ?. Isso mesmo: nós estamos falando de treinamento autógeno, biofeedback, hipnose, imaginação, meditação, oração, auto-sugestão, tai-chi e yoga. Para muitos críticos, uma viagem sem fundamentação científica. Bem, se você pensou e estava na dúvida da efetividade destas modalidades de tratamento, não pense mais. Pode começar a praticar.

          Esta é a conclusão de uma revisão de ensaios clínicos feita pela fundação Cochrane, na qual os pesquisadores incluíram 16 estudos que empregaram diferentes técnicas, sendo que a maior parte deles envolveu hipnose. No geral, os resultados apontam para pequenos benefícios, ora no antes de iniciar trabalho de parto, ora no próprio trabalho de parto ou mesmo após-parto. Como a ansiedade e o estresse durante a gravidez são problemas comuns, que podem conseqüências sobre o curso da gravidez e mesmo sobre o desenvolvimento posterior do recém-nascido, é interessante descobrir modos de enfrentar estes problemas. Tanto com intervenções medicamentosas, como terapias psicológicas e, pelo jeito, tratamentos holísticos.

          Os autores destacam, no entanto, que as conclusões são baseadas em poucos estudos, alguns dos quais com limitações metodológicas e que os benefícios observados são pequenos. Mas ainda assim são benefícios, o que significa que as gestantes estressadas estão autorizadas a embaraçar nesta viagem (Marc I, Toureche N, Ernst E, et al. Mind-body interventions during pregnancy for preventing or treating women`s anxiety. Cochrane Database Syst Rev. 2011)

   

    

    

 

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 11h07

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico