Blog do Dr. Alexandre Faisal

17/02/2012

Exercício evita ganho de peso excessivo em gestantes

       O controle do peso na gravidez é uma tarefa muito complicada para muitas gestantes.  Uma revisão de ensaios clínicos avalia se a prática de atividade física é efetiva para evitar ganho de peso excessivo

     Qual sua opinião sua a prática de exercícios na gravidez ?  Clique aqui para votar 

       

       

        

           Um dos grandes problemas vividos pelas gestantes, nos dias atuais, é o controle do ganho de peso. Pouca atividade e excessivo de comida, nem sempre de boa qualidade, são os fatores contribuidores para isso. E para complicar, o ganho de peso gestacional excessivo se associa com vários resultados perinatais adversos, além de outras complicações mais tardias na vida da mulher. Uma idéia para enfrentar este drama é praticar exercícios na gravidez. Mas será que isso funciona e não causa outros problemas ou prejuízos para a gestante e seu querido bebê.

          Uma revisão sistemática de estudos tem uma ótima resposta. Os exercícios funcionam sim. Para chegar a esta conclusão, os autores da pesquisa identificaram mais de 1380 estudos afins, dos quais 12 foram selecionados. Eram ensaios clínicos randomizados com gestantes saudáveis, que realizaram ou não atividade física como a única intervenção para evitar ganho de peso excessivo na gravidez. No geral, mães que se exercitaram tiveram menor ganho de peso, na comparação com mães sedentárias.

 

          A conclusão é que a atividade física durante a gravidez pode ser útil para restringir o ganho de peso além do normal. Sabendo dos efeitos negativos da obesidade na gravidez, este achado tem tudo para agradar todo mundo: o obstetra, a gestante, o marido e até o bebê que ainda vai nascer. (Streuling et al. Physical activity and gestational weight gain: a meta-analysis of intervention trials. BJOG. 2011 Feb;118(3):278-84)

  

 

    

     

     

     

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 15h35

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico