Blog do Dr. Alexandre Faisal

12/06/2012

Acupuntura alivia dor em casos de endometriose

     Endometriose interfere negativamente na vida de muitas mulheres. Uma revisão de estudos avalia se o uso da acupuntura é eficaz no manejo das dores decorrentes da endometriose

    Você acredita nos benefícios da acupuntura?  Clique aqui para votar 

    

     

    

          Endomeriose interfere significativamente na vida de muitas mulheres A doença, que determina um processo inflamatório na pelve e cavidade abdominal feminina, pode ter diversas apresentações clínicas, variando da ausência de sintomas a queixas de dor pélvica crônica intensa. Dor durante as regras é muito comum. As opções de tratamento que incluem analgésicos, supressão das regras e cirurgia variam também conforme a gravidade do caso. Infelizmente, nem sempre são satisfatórias. Daí, alguns pequisadores da Fundação Cochrane se questionaram se haveria um lugar para a acupuntura, dentre as modalidades de tratamento. Em outras palavras, será que a acupuntura, já estudada em outras afecções ginecológicas, poderia ser eficácia e segura no controle da dor na endometriose?.

 

          Eles avaliaram vinte e quatro estudos envolvendo acupuntura no tratamento da endometriose, mas apenas uma pesquisa com 67 participantes foi usada para a revisão. Esta pesquisa mostrou que a cólica menstrual decorrente do problema foi menor no grupo da acupuntura. E que as taxas de cura para acupuntura auricular e fitoterapia chinesa foi de 92% e 60%, respectivamente. Finalmente, não houve diferença significativa entre acupuntura auricular e fitoterapia chinesa para os casos de cólicas menstruais classificados como leve e moderado. Mas a acupuntura auricular foi mais efetiva na redução da dor, nos casos graves.

 

          A conclusão dos autores é de que faltam estudos, muitos mais, antes de propor este tipo de tratamento como mais um recurso terapêutico efetivo e seguro. Mas a julgar por este estudo, as perspectivas são muito boas com esta prática médica tão disseminada no oriente e que vem ganhando espaço na medicina ocidental. Muitas mulheres que sofrem com a endomeriose não vêem a hora de dizer aos seus médicos acupunturistas: “Obligado”. (Zhu X, Hamilton KD, McNicol ED. Acupuncture for pain in endometriosis. Cochrane Database Syst Rev.2011 Sep 7;9:CD007864. (Review)

   

    

    

    

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 15h15

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico