Blog do Dr. Alexandre Faisal

19/06/2012

TPM ou Transtorno de personalidade?

    Cerca de 5% das mulheres apresentam a forma mais grave da TPM, o transtorno disfórico pré-menstrual. Um estudo americano avalia a associação entre esse sério problema e transtornos da personalidade.

    Você tem queixas no período pré-menstrual com que frequência?  Clique aqui para votar 

   

    

   

          A Síndrome pré-menstrual, um conjunto de sintomas físicos, emocionais e alterações comportamentais, afeta até 18% das mulheres. E entre 3 e 8 % podem apresentar sua forma mais grave, o transtorno disfórico pré-menstrual, onde os sintomas são muito mais incapacitantes. As alterações do humor das duas patologias estão muito relacionadas com a depressão maior e causam grande prejuízo na vida destas mulheres. Mas será que mulheres que sofrem com a Síndrome tem também mais transtornos de personalidade?.

           Um estudo realizado em São Francisco, Califórnia procurou esclarecer a questão. Para isso os pesquisadores entrevistaram 33 mulheres com TPM severa e 26 mulheres assintomáticas, usando insrumento consagrado de avaliação psiquiátrica. Principal achado do estudo: mulheres com TPM severa apresentaram maior prevalência de transtornos de personalidade do que mulheres assintomáticas. Eles observaram também que elas eram mais propensas a ter personalidade excêntrica, e apresentarem componentes intensos de ansiedade e temor. O transtorno de personalidade mais comum foi a obsessão-compulsão. Neste caso, 18% das mulheres com TPM grave sofriam também de transtorno obsessivo-compulsivo, ainda que isso não estivesse necessariamente associada à maior gravidade dos sintomas pré-menstruais. Mas, obviamente, isso agravava ainda mais a qualidade de vida destas mulheres.

           A conclusão dos autores é que nos casos de TPM graves é fundamental avaliar comorbidade com transtornos psiquiátricos. Já que o eventual transtorno de personalidade, se presente, impõe um ônus sobre a vida destas mulheres. E isto pode implicações para o tratamento, incluindo o tipo de medicação a ser utilizada. Embora o estudo não responda o que vem primeiro, se os sintomas pré-menstruais ou o transtorno de personalidade, esta limitação não invalida os resultados. Já que para as mulheres que sofrem com a TPM, o importante é serem adequadamente tratadas. Não importa se de um ou dois problemas. (Sassoon et al. Personality disorders in women with severe premenstrual syndrome. Arch Womens Ment Health (2011) 14:257–264)

 

    

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 13h09

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico