Blog do Dr. Alexandre Faisal

08/10/2012

Qual é o melhor método para aumentar a expressão do leite materno?

 

Nem sempre as mamães conseguem aleitar como planejam. Uma revisão de estudos avalia qual é o melhor método para aumentar a expressão do leite

Na sua opinião o que funciona melhor para aumentar a produção do leite materno? Clique aqui para votar

 

          Todas mulheres sabem: aleitar o bebê é muito importante. Raramente uma mulher não deseja dar o peito ao seu filho recém-nascido. Mas, muitas vezes, infelizmente, o aleitamento não acontece como esperado e as mães sofrem para encontrar um método mais efetivo para ejeção do leite, passo inicial para amamentar. A Fundação Cochrane tem algumas boas sugestões. Pesquisadores fizeram uma revisão dos ensaios clínicos com os diferentes métodos de expressão do leite, levando em conta aspectos como aceitabilidade, eficácia, segurança, contaminação e até custo econômico. No total, dez estudos, que somaram 632 mães, forneceram os dados da análise.

           Vamos aos resultados: mães que usaram técnicas de relaxamento produziram mais leite na comparação com as mães que não usaram a técnica; usar bombinhas elétricas para tirar leite não faz muita diferença na comparação com bombeamento manual. No geral, o melhor método de expressão de leite depende da época do parto, bem como das características maternas e do bebê. Mas tudo leva a crer que intervenções de baixo custo tais como expressão manual, relaxamento e bombinhas funcionam. Mais ainda, as bombinhas de sucção, mais simples e baratas são tão ou mais efetivas que bombinhas elétricas, em geral, mais sofisticadas e caras. Seja lá qual for a técnica escolhida é importante iniciá-la precocemente. Os autores ressaltam que faltam estudos maiores e de melhor qualidade sobre este tema tão importante para as mamães e para os seus lindos bebês.

          Mas tudo indica que neste caso, ao contrário do dito popular, “o barato não sai caro “(Becker GE, Cooney F, Smith HA. Methods of milk expression for lactating women. Cochrane Database Syst Rev. 2011)

 

 

 

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 22h04

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico