Blog do Dr. Alexandre Faisal

06/11/2012

Tabagismo aumenta em 26% o risco de menopausa precoce

Menopausa precoce está associada a diversos fatores.  Uma meta-análise avalia se o tabagismo é um deles

Você pararia de fumar pelo risco da menopausa precoce?. Clique aqui para votar

         

          Se você é mulher, o tema seguramente vai te interessar. Principalmente, se você for fumante. Uma meta-análise afirma que o tabagismo é um fator significativo independente para a idade da menopausa natural. A idade da menopausa natural é normalmente definida como a idade no último sangramento menstrual, seguido pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. Embora muitos estudos têm sugerido uma associação entre tabagismo e idade precoce na menopausa natural, as evidências são conflitantes.

         

           Os pesquisadores selecionaram 11 estudos para esta meta-análise. Um dos resultados mais importantes mostra que o tabagismo aumenta em 26% o risco de menopausa natural precoce. E a questão é bem importante já que a idade da menopausa natural está intimamente relacionada com a saúde física e psicológica da mulher. Menopausa precoce foi associada a um maior risco de várias doenças complexas, tais como a osteoporose e doenças cardiovasculares. Por exemplo, a menopausa precoce pode aumentar o risco doenças cardiovasculares por meio de mudanças na concentração dos hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e progesterona. Por outro lado, a menopausa mais tardia pode ser um fator de aumento do risco de câncer de mama, endometrial e câncer hepatocelular.

         

          No geral, embora a menopausa mais precoce possa diminuir o risco de algumas doenças como câncer de mama, a mortalidade geral é aumentada em cerca de 2% por ano reduzido na idade da menopausa. Os resultados tem claras implicações práticas e vão reforçar a dura batalha contra o tabagismo. Que agora deve ganhar novas aliadas: as mulheres que não querem entrar precocemente na menopausa (Sun L, Tan L, Yang F, Luo Y, Li X, Deng HW, Dvornyk V. Meta-analysis suggests that smoking is associated with an increased risk of early natural menopause. Menopause. 2012; 19(2):126-32)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 10h02

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico