Blog do Dr. Alexandre Faisal

02/07/2013

Filtro solar reduz em 24% risco de envelhecimento da pele

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O uso do filtro solar é consensual na prevenção do câncer de pele. Um estudo australiano avalia se ele e a suplentação debeta-caroteno funcionam na prevenção do envelhecimento da pele

Você usa filtro solar todos os dias ? Clique aqui para votar 

          O uso de filtro solar é muitíssimo recomendado pelos médicos e dermatologistas para prevenção do câncer de pele. Até em poesia ele parece com uma das grandes certezas da vida. Mas será que ele funciona contra o envelhecimento da pele ?. Esta questão que deve interessar homens e principalmente mulheres é o tema de um estudo realizado na Austrália que procurou avaliar o uso de filtro solar e de um antioxidante (betacaroteno), na dieta, na prevenção do envelhecimento da pele. A idéia é oportuna já que muito se fala sobre isso, mas faltam estudos bem feitos documentando tal benefício. Os pesquisadores procuraram determinar se o uso regular de protetor solar em comparação com o uso ocasional e a suplementação de β-caroteno em comparação com o uso de placebo podiam retardar o envelhecimento da pele, medida pelo grau de foto-envelhecimento.

          Eles realizaram então um ensaio clínico com 903 adultos com menos de 55 anos de uma amostra aleatória de mais de 1600 pessoas da comunidade. Foram criados 4 grupos de usuários: uso diário de protetor solar de amplo espectro e 30 mg de β-caroteno, o uso diário de protetor solar e placebo,o uso discricionário do protetor solar e 30 mg de β-caroteno e uso discricionário de protetor solar e placebo. Os participantes eram orientados a usar filtro solar 15 ou mais na cabeça, braços e mãos todas as manhãs e depois do banho, depois de passar mais do que algumas horas no sol, ou após suar muito ou a usar o protetor solar a seu critério. Eles também foram sorteados para receber pílulas de β-caroteno ou placebo diariamente. A avaliação da pele foi obtida do dorso das mãos dos participantes no início do estudo e 4,5 anos mais tarde. Eles usaram uma técnica chamada microtopografia onde procuravam alterações microscópicas de envelhecimento da pele. Estes assessores não sabiam em que grupo o participante estava. Os resultados mais importantes mostram que as pessoas no grupo protetor solar de uso diário não mostraram nenhum aumento detectável no envelhecimento da pele após 4,5 anos. O envelhecimento da pele desde o início até o final do julgamento foi de 24% menor no grupo de uso do protetor solar diário do que no grupo protetor solar ocasional. Quanto a suplementação de β-caroteno, ela não teve efeito global sobre o envelhecimento da pele.

           Um resultado que pode decepcionar os adeptos deste antioxidante, que para está associado a vários benefícios, tais como melhora da visão noturna, aumento da imunidade, maior elasticidade da pele, aumento do brilho dos cabelos, e claro, o bronzeamento da pele. Uma ressalva: os autores da pesquisa não descartam o benefício do beta-caroteno na prevenção do envelhecimento em novas pesquisas com maior número de participantes. Resumo da história: para a pele não envelhecer vale a pena usar filtro solar, e além de evitar o sol excessivo, combater outros 6 fatores de risco: o tabagismo, o álcool, sedentarismo, exposição ao frio intenso, estresse e falta de sono. É mais uma aspecto positivo para o uso do filtro solar, que vem se somar a prevenção do câncer de pele. Não é a toa que filtro solar faz sucesso até em poesia (Hughes et al. Sunscreen and prevention of skin aging: a randomized trial. Ann Intern Med. 2013;158(11):781-90).

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 15h12

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico