Blog do Dr. Alexandre Faisal

25/11/2013

Trabalho doméstico melhora o sono na menopausa ?

     Na menopausa muitas mulheres que sofrem com as ondas de calor também apresentam problemas para dormir. Um estudo americano avalia se as atividades domésticas e atividades de lazer melhoram este complicado problema  

Você acha que o esforço físico no trabalho doméstico melhora a qualidade do sono na menopausa? Clique aqui para votar

 

    

                   Poucos estudos examinaram a relação entre atividade física e a qualidade e padrão do sono em mulheres com sintomas vasomotores, as conhecidas ondas de calor típicas da perimenopausa.  E problemas de sono, como dificuldade para pegar no sono ou ter sono leve, são bastante freqüentes nesta fase da vida, com tendência a se agravarem na passagem para menopausa.  Por outro lado, se a mulher tem onda de calor os problemas para dormir podem ser agravados. Pois bem, um estudo americano avaliou a relação entre atividade física de lazer e atividades domésticas com padrões de sono em mulheres que sofriam de ondas de calor. Elas tinham entre 54 e 63 anos e não estavam usando reposição hormonal. Além dos questionários de auto-avaliação, durante 4 noites foram feitas diversas avaliações do sono Poe meio de exame específico.

         Vejamos o que aconteceu.  Como era de se esperara, maior atividade física nas atividades de lazer se associou com melhor pontuação na escala de qualidade de sono.  Mas a surpresa foi a constatação de que maior atividade física doméstica também se associou com melhor padrão de sono, como por exemplo, menos despertares noturnos. Os autores concluíram também que este achado foi mais comum entre as mulheres brancas e não obesas. As ilações do estudo são claras: exercer algum tipo de atividade física é importante e útil para melhorar o sono das mulheres com sintomas vasomotores. Mesmo que esta atividade seja limpar e arrumar a casa.

         Assim incrementos na atividade física doméstica podem ser recomendados para as mulheres que sofrem com ondas de calor e tem problemas para dormir. É o tipo de recomendação que muitas mulheres menopausadas vão questionar, alegando que se para dormir melhor é preciso trabalhar mais em casa, elas preferem passar às noites acordadas. (Lambiase &Thurston. Menopause 20(9):946-52; 2013 Physical activity and sleep among midlife women with vasomotor symptoms)

   

    

     

    

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 17h22

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico