Blog do Dr. Alexandre Faisal

04/02/2014

Calor local alivia as dores menstruais

     

 

 

 

 

 

 

 

Cólica menstrual atrapalha a vida de muitas mulheres. Um estudo realizado na Turquia avalia se o uso de calor local é efetivo para tratar as dores menstruais.  

No ano passado, quantas vezes você sofreu com as cólicas menstruais ? Clique aqui para votar

         Cólica menstrual atrapalha a vida de muitas mulheres. Para algumas atrapalha muito. Naqueles dias elas sofrem com dores, mal estar além da perda de trabalho e de outras atividades. Uma ideia simples e popular é usar bolsa de água quente para aliviar os sintomas da dismenorréia. Mas será que isso funciona mesmo?. Um estudo realizado com estudantes universitárias em Istambul, Turquia tem uma ótima resposta. Eles conduziram um estudo prospectivo que comparou os efeitos de um adesivo auto-aplicativo de calor de baixa dose na redução dos sintomas de dor nos casos de dismenorréia. As 193 jovens mulheres participantes que sofriam de dismenorréia foram alocadas em 3 grupos de tratamento: 66 mulheres não receberam nenhum tratamento específico, 61 usaram uma única dose de medicamento analgésico e 66 usaram calor na parte baixa do abdomen/pelve, por 2 ciclos menstruais consecutivos.  A intensidade da dor foi mensurada usando uma escala visual analógica, tendo sido documentada no início do estudo, após 4 e 8 horas da intervenção.

          A boa notícia é que tanto o uso de analgésicos quanto a aplicação de calor local funcionaram no alívio das dores, nos dois ciclos avaliados. A explicação está, possivelmente, no fato de que o calor relaxa os músculos e dilata os vasos capilares, dando uma sensação de conforto. A confirmação da eficácia do calor local dá a mulher mais uma opção de tratamento das cólicas menstruais. Os homens não sabem o que é sofrer de dores menstruais, mas como diz o ditado popular em se tratando de dor “ninguém merece”. (Potur & Kömürü. The Effects of Local Low-Dose Heat Application on Dysmenorrhea Journal of Pediatric & Adolescent Gynecology, 2013)

 

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 11h23

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP. Formado em Psicossomática pelo Instituto Sedes publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" (Editora Atheneu). Participou do programa "Olha Você" do SBT e atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais em empresas sobre temas que tratam do universo feminino (Amantes na Arte, Mentes Inovadoras, O Erotismo).

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam às mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e bem-humorada das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Livro

Alexandre Faisal é coautor do livro "Segregos de Mulher - Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista"



(Alexandre Faisal Cury e Rubens Marcelo Volich, Ed. Atheneu).

Histórico